top of page

Entrevista: Mosaicos do Sul


38 países conquistados, Claudia Bins coleciona imãs e álbuns de fotografia para lembrar todos os detalhes das suas viagens. Hoje o papo é com ela, criadora do blog “Mosaicos do Sul” ela contou para nós sobre sua vida, sobre o blog e sobre suas viagens, claro! Confira.

PUVSR: Primeiro de tudo, de onde veio a ideia de fazer o blog Mosaicos do Sul? E porque o nome?

Claudia: A idéia do blog veio do gosto pela escrita, pela fotografia e, obviamente, pelas viagens. Juntando tudo isso o caminho de criar um blog foi bem natural. Comecei em 2009 mas precisei abandoná-lo por muito tempo em função de uma gravidez de alto risco. Aos poucos fui retomando e hoje é parte importante do meu dia. O nome veio de outra paixão, os mosaicos coloridos, que eu adoro fazer. Como os relatos de viagem são pedacinhos das minhas vivências, pronto! Mas quero contar em primeira mão que estou mudando o blog. Em breve terei novidades como novo layout, nova plataforma, algumas idéias bacanas voltadas pára viagens em família e também um novo nome, mais adequado à nova fase.

PUVSR: Para você, qual é a melhor parte de viajar??

Cláudia: Eu adoro todas as etapas da viagem, desde o planejamento até a montagem dos álbuns, na volta. E é claro eu amo escrever os posts depois. Acredito que o envolvimento intenso gera uma alegria que me acompanha muito tempo depois do retorno. Mas se eu precisasse escolher, a melhor parte é a viagem em si, claro. As vivências reais no destino escolhido, sentir os cheiros, perceber as cores, apreciar as paisagens, as comidas diferentes. Esse é o meu objetivo, viver coisas diferentes daquilo que vivo diariamente.

PUVSR: Você morou na Finlândia por 3 meses. É o lugar que a minha mãe quer conhecer na Europa rs (e eu sempre perguntou para ela o que tem para fazer lá). Conte um pouquinho sobre esse país e o que tem de bom por lá?

Claudia:A Finlândia é um marco na minha vida. Eu nunca tinha ido na cidade vizinha sozinha e, de repente, me vejo do outro lado do mundo e em uma época sem internet! Dá pra imaginar? Hoje em dia não dá né, mas foi muito bom. Eu não tinha quase nada de informação quando fui pra lá, aprendi tudo vivendo. É um país acolhedor, de gente extremamente gentil e educada e com hábitos muito diferentes dos nossos. As paisagens são lindas, bucólicas, plácidas, sem montanhas ou cachoeiras, mas com muitos lagos e muitas árvores. As cidades muito organizadas e limpas e um amor pela vida ao ar livre e pelas saunas! Lá tudo acaba em sauna! você visita alguém e, lá pelas tantas: Todos pra sauna! Você vai em uma reunião no trabalho e o que tem depois? Sauna! No começo estranhei muito, mas depois acostumei e curti. As estações são bem definidas e todas tem seu encanto. O verão é espetacular, com dias muito longos e um ar límpido, cristalino. Todo mundo na rua curtindo o calor. Você tem grande chance de ver a aurora boreal ( eu vi 2 vezes). O outono e suas cores incríveis deixam todos os lugares com um aspecto mágico, encantado. O Inverno rigoroso e branco com nevascas de vários tipos que eu nem sabia que existiam. É lindo de ver mas também bastante difícil para que mora lá. A primavera e suas flores e frutos selvagens era uma alegria só. Fazíamos passeios pelasflorestas para colher "berries" de todas as cores e também cogumelos. Enfim, um lugar encantador.

PUVSR: E no Brasil, qual foi o lugar mais incrível que você já visitou?

Claudia: Bonito, no Mato Grosso, incluindo o Pantanal é o meu lugar favorito no Brasil. Eu adoro todos os tipos de viagem: cultural, urbana, praias, montanhas... mas lugares com natureza exuberante me fascinam. Bonito é desses lugares que ainda mantém uma rusticidade e um apelo natural apesar da exploração turística. A beleza das grutas, dos rios, do pantanal é emocionante de ver e o Abismo Anhumas foi o lugar mais incrível que eu visitei no Brasil. Eu costumo dizer que a gente fica tanto tempo em cidades que eu preciso ver os horizontes pra sentir que o mundo é maior e melhor do que eu vejo pela minha janela. Como diz meu marido, sou do tipo "espaçosa". :-)

PUVSR: O que você faria com uma passagem de volta ao mundo nas mãos para 90 dias (que lugares escolheria)?

Claudia: Eu ficaria todo o tempo no lado oriental do planeta. Começaria talvez pela Russia e seguiria viagem rumo ao leste, passando pela Ásia e Oceania. São os lugares que eu ainda não conheço, mas estão na minha lista.

PUVSR: E qual foi seu maior perrengue durante uma viagem?

Claudia: Fui picada por uma cobra em Austin, Texas no ano passado!!! Gente foi um susto tão absurdamente grande. Um dia antes eu havia feito uma trilha para conhecer uma formação natural lindíssima chamada Hamilton Pool. Não vi um bicho sequer. No outro dia eu estou fotografando uma igreja e sou picada por uma cobra. Detalhe, estava sozinha e era quase noite, ninguém por perto. Nossa, achei que ia morrer... felizmente a cobra não era venenosa. Liguei para amigos que me levaram no hospital e deu tudo certo.

PUVSR: Quais são os 3 lugares que mais você quer conhecer antes de morrer?

Claudia: Só 3? :-) Brincadeirinha... Nova Zelândia, Polinésia Francesa e Tailândia.

PUVSR: Qual é o seu próximo destino?

Claudia: Visitaremos as cidades históricas mineiras na páscoa. Ainda não conheço Minas Gerais e morro de vontade de ver as obras do Aleijadinho e os tapetes floridos.

Quer conhecer mais sobre a Claudia?

Instagram: @Claudia_Bins

Facebook.com/Mosaicosdosul


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page