top of page

Fui, gostei, contei


Viajante desde novinha e o bichinho da viagem picou ela e nunca mais parou. ”De lá para cá, não quis parar mais. Até hoje lembro da sensação de chegar a um lugar e minha mãe pedir para entrar no hotel e “dar uma olhadinha nos quartos”. Era comum meu pai decidir tomar um caminho diferente, numa estradinha de chão qualquer. As surpresas nunca eram ruins.”

Jornalista e criadora do blog “Fui, Gostei, Contei”, Carla Boechat é a entrevistada da semana! Em seu blog compartilha seus achados (e perrengues também) por essas andanças. Conheça ela também!

PUVSR: Para você que faz isso desde pequena, qual é a melhor parte de viajar??

Carla: Planejar a viagem. Claro que aquele momento em que você põe as malas no carro ou quando o avião decola também dão um friozinho na barriga.. Mas, para mim, nada se compara a começar a destrinchar um destino a partir do relato e do ponto de vista dos outros, principalmente se for a minha primeira vez lá. Leio muitoooo antes de viajar! E isso alimenta minha imaginação. Pesquiso tanto que chego no lugar com uma imagem pré-estabelecida de como ele deve ser, e no dia-a-dia essa imagem vai se desconstruindo e dando lugar a uma nova percepção, que é a que carrego comigo e depois compartilho em meus textos do blog. Minha viagem começa, normalmente, antes mesmo de comprar as passagens. É uma loucura! Rs...

PUVSR: Qual é seu estilo de viagem? (li sobre isso em sua descricao no seu blog e adorei)

Carla: É inegável, cada viajante tem o seu estilo próprio. O meu é conhecer bem o destino, buscando a sua identidade, algo que vá além dos pontos turísticos. Como eu falei na pergunta anterior, gosto de planejar minhas próprias viagens, então eu mesma pesquiso passagens, escolho a hospedagem, traço um pré-roteiro com passeios e restaurantes - e me jogo nas surpresas do caminho. Metralho garçons, recepcionistas, moradores com perguntas sobre o que fazer e lugares frequentados pelos locais - e vou incluindo essas dicas no meu roteiro. E, sempre que possível, gosto de reservar um dia sem roteiros ou programações, apenas para sair por aí sem planos. Normalmente é nesses dias, mais tranquilos, que descubro um restaurantezinho ou galeria legal, faço um amigo, ouço uma história curiosa sobre o lugar.

PUVSR: Prefere viajar sozinha ou acompanhada?

Carla: Vixi, papo pra mais de hora. Cada um tem as suas vantagens. Confesso que sou uma apaixonada por pegar a estrada sozinha. Acho que a gente se conhece melhor, faz mais amizades, aprende a se virar, presta mais atenção nos lugares, não dá satisfação a ninguém, faz o que quer e na hora em que dá na telha. É uma experiência que todo mundo deveria ter na vida. Muita gente ainda tem receio em viajar sozinho, principalmente as mulheres, mas com um pouco de cuidado e iniciativa, pode se tornar um vício (esse assunto já virou até post no blog e é um dos mais lidos). No entanto, também amo viajar com amigos, de casal, com minha família. É muito bom compartilhar momentos legais com quem a gente gosta. Viajar junto aproxima as pessoas, fortalece laços, traz intimidade. Costumo brincar que, para descobrir se um namoro vai dar certo, os dois precisam viajar juntos logo. Rs. Parece papo furado de blogueiro de viagem, mas é uma maneira simples de perceber se vocês compartilham os mesmos gostos, têm os mesmos hábitos, lidam bem juntos diante de um perrengue, têm sintonia. Acho um diferecial, numa viagem acompanhado, estar com uma pessoa que tenha o mesmo estilo de viagem que você. Isso evita stress e facilita na hora de planejar.

PUVSR: Alguma viagem mudou a sua vida... ou seu jeito de pensar e de ver o mundo?

Carla: A viagem que mudou a minha vida foi o meu primeiro intercâmbio. Resumidamente, foi minha primeira vez em outro país, sozinha, e justo numa cidade com uma das melhores qualidades de vida do mundo (Vancouver-Canadá). Então já dá para imaginar que o choque foi grande. Tudo parecia melhor: os meios de transporte, violência (a falta dela, na verdade), o trânsito, WiFi em qualquer lugar, pontualidade e qualidade nos serviços. Sem falar no lado pessoal, por morar com pessoas de culturas tão diferentes (vivi com uma família filipina e uma italiana), fazer amigos do mundo todo, voltar com amizades que você quer que sejam para sempre. Essa viagem abriu meus olhos pro mundo.

PUVSR: Quais são os itens que NUNCA podem faltar na sua bagagem?

Carla: Máquina fotográfica, tênis e secador de cabelo.

PUVSR: Quais são as suas 3 maiores paixōes da sua vida (pessoas, coisas, lugares e hobbies)?

Carla: Minha família, quefoi quem me ensinou a gostar de viajar e que me apóia em tudo; meus amigos, que são a extensão da minha família; e viajar, em especial para conhecer um lugar novo.

PUVSR: O que você faria com uma passagem de volta ao mundo nas mãos para 90 dias (que lugares escolheria)?

Carla: Uaaaaaaaaaau! Me falta conhecer tanto lugar no mundo, e 90 dias é tão pouco! Pelo meu estilo de planejamento, eu precisaria de um mês inteiro somente para montar o roteiro ideal. De chutômetro, acho que eu seguiria direto para a África. Ando sonhando com a Tanzânia! O deserto do Saara também entraria para a lista, Madagascar idem, Ilhas Maurício, Seychelles (já que tô ganhando a passagem, vamos abusar com uns destinos caros e mais exclusivos também, né). Depois, iria para Índia, Myanmar, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Laos, Camboja, Filipinas, Singapura. Completaria pedindo mais uns dias na conta e conhecendo Austrália, Nova Zelândia e Ilhas Fiji. Com direito, na volta, a um pit stop básico no Havaí só para não deixar as Américas de lado. Não faço a menor ideia se essa volta ao mundo faz algum sentido, mas foi o que dois minutos respondendo me permitiram pensar!

PUVSR: Se tivesse que escolher um lugar para morar, qual seria?

Carla: Não me vejo morando para sempre no mesmo lugar, e por isso me vêm vários destinos à cabeça. Mas, pensando num momento já com família constituída e com filhos, certamente escolheria uma cidade desenvolvida e com boa qualidade de vida.

Quer saber mais sobre a Carla e seu blog:

www.fuigosteicontei.com.br

Instagram: @fuigosteicontei

www.twitter.com/fuigosteicontei


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page