top of page

Machu Picchu: uma das maravilhas do mundo moderno

Tudo começou quando vi uma promoção na TAM (para variar) e decidi ir para Machu Picchu (mas não imaginava que era tão difícil chegar nas famosas ruínas). Dessa vez, quem foi comigo foi a Nats (uma amiga minha da época do colégio).

Compramos nossas passagens e começamos a organizar nossa viagem!! Nesse post vou resumir a nossa programação, onde ficamos, quanto gastamos, etc. Nos próximos dias, darei mais detalhes sobre os passeios!

Dia 1: Lima

Saímos bem cedo de SP rumo a Lima (as 5am).

Tempo de vôo: 5 horas (fuso: – 2 horas)

Hostel: Pariwana Hostel – Bairro de Miraflores (o bairro mais legal de Lima)

Quando chegamos no aeroporto pegamos um taxi credenciado (50 soles – que equivale a mais ou menos R$ 50). Foi a melhor coisa que fizemos… porque descobrimos depois que as pessoas que pedem taxi fora do aeroporto sempre pagam mais caro… ou são roubadas!!

Quando chegamos no Hostel, estávamos com muita fome. Fomos comer no shopping Larcomar (detalhe para a vista do Oceano Pacifico).

Depois fomos para o centro histórico (mas resolvemos ir de ônibus para ver como era isso no Peru… conclusão, me senti uma sardinha enlatada… mas valeu a pena ter essa experiência em um país da Am. Do Sul).

Depois do centro histórico, fomos nas feirinhas de artesanato (que são milhares)…. mas é aquele negócio…. depois da 3ª loja você não aguenta mais olhar as mesmas coisas.

obs: o taxista que pegamos no aeroporto disse que era melhor fazer as compras em Lima do que em Cusco porque era mais barato… mas óbvio que fizemos compras nas 2 cidades ne?

A noite voltamos para o Hostel porque o n osso vôo para Cusco sairia as 8am do dia seguinte.

2º dia: Cusco

Mais uma vez acordamos cedo e fomos pegar o vôo. Detalhe que saímos um pouco atrasada para o aeroporto (o taxi atrasou) e quando chegamos para pegar o vôo estava o maior caos (porque todo mundo que vai para Cusco sai cedinho de Lima). Entao, é sempre melhor chegar com 1h30 de antecedência para esse tipo de vôo. Mas no final deu tudo certo e chegamos em Cusco. Ah, a viagem até lá é maravilhosa!!!

Em Cusco, ficamos no mesmo Hostel Pariwana… que aliás era um hostel 5 estrelas (há muito tempo não ficava em um lugar tão legal). E os preços variam de R$19/noite a R$90/noite (depende do quarto que escolher).

Chegamos em Cusco, e já sentimos o efeito “altitude”. Dei 10 passos e já me sentia cansada e com falta de ar. Além da dor de cabeça que me deu durante o dia. O ideal é ficar entre 1 e 2 dias em Cusco descansando e se acostumando com a altitude. E foi o que fizemos… descansamos no primeiro dia (e aproveitamos para ver os passeios que faltavam comprar). Deixamos para comprar a passagem de trem até Machu Picchu lá… e foi a maior besteira que fizemos. Além de não ter mais horários bons de viagem, pagamos mais ou menos o dobro do preço (então, fica a dica, feche tudo antes no Brasil).

3º dia: Valle Sagrado (Pisac, Urubamba e Ollataytambo)

E mais um dia acordando antes das 7am para iniciar o passeio pelo Valle Sagrado. O Valle Sagrado é um tour que passa por várias cidadezinhas com sítios arqueológicos. Antes de ir, ficamos na dúvida se passávamos por esse tour antes de ir até Aguas Calientes, ou se fazíamos direto (como a maioria das pessoas fazem). Optamos em fazer o tour antes… porque essas cidades já são caminho para Machu Picchu… e como não tínhamos muito tempo, era melhor otimizar as viagens.

Fizemos 2 paradas antes de chegar em Pisac. A primeira foi em um Mirante na estrada, que conseguíamos ver a região do Valle Sagrado e a segunda foi em uma fábrica de prata. A terceira parada foi em Pisac (no primeiro sitio arqueológico) e já começaram as escadas. Depois paramos para almocar em Urubamba (almoço de tour sabe? Eu particularmente tenho um pouco de preguiça dessas viagens de grupo… mas nesse caso não tinha muita opção). E depois seguimos para Ollataytambo para ver o último sitio.

Logo depois era nosso trem para Águas Calientes (porém, tínhamos que fazer hora porque pegamos o trem das 21h). Ficamos em 2 restaurantes… e nos 2 fomos muito mal atendidas. Além disso, começou a fazer muito frio… e a gente estava com muito sono. Conclusão… estava todo mundo de mal humor ne?

Pegamos o trem e chegamos em Aguas Calientes. Todo mundo dizia que a cidade era muito bonitinha e os hotéis horríveis. Não conseguimos conhecer muito a cidade… mas é um vilarejo (bem legal mesmo). E o nosso hotel nem era tao ruim assim. Bem limpinho… mas com um péssimo atendimento (as pessoas eram muito mal humoradas) – Hotel Intiquilla

4º dia: Machu Picchu

Finalmente era o dia de conhecer Machu Picchu. Acordamos bem cedo, fomos até o centro do vilarejo trocar nossos convites e pegamos o ônibus que chegaria lá (sim… mais 30 min de ônibus antes de chegar). Chegamos em Machu Picchu… entregamos o convite… e já começamos a subir escadas (mal sabíamos que estava apenas começando). Depois de uns 5 minutos chegamos ao local que todo mundo faz as fotos do cartão postal!!! Mas estávamos com tanto sono… que nem conseguimos aproveitar muito.

Além disso, tínhamos comprado um ingresso que dava direito a subir uma montanha…. mas não era a Huayna (a montanha famosa que todo mundo sobe)… era a Machu Pichhu (que a principio era mais alta, mas mais fácil. Tinhamos até as 11h para subir (eram 8h). Fomos para a trilha sem pensar muito… e conclusão: 2 horas subindo escadas… paradinhas entre uma vista e outra… pensei 10 vezes em desistir (e a Naty foi caminhando sem se cansar… incrível)… mas o que era mais legal é que as pessoas que estavam na trilha me deram força para terminar… e tudo porque lá em cima tinha uma placa para foto (fiz vários amigos durante a trilha)!!! Hahaha porque na hora que fomos estava tudo coberto de nuvens (mas foi uma experiência legal… me senti literalmente nas nuvens). A descida foi mais fácil… 1 hora.

Porém, o que não lembramos era que ainda tínhamos o parque todo para conhecer. Mas o bom é que mais tarde oi dia abriu, saiu sol e foi bem mais tranquilo de continuar andando. Resumindo, foram mais 4 horas andando pelas ruínas… para conhecer bem direitinho.

Saímos do parque as 15h (porque tínhamos que voltar para o hotel, pegar nossa mala e ir para o trem de volta a Cusco). Foram mais 2 horas de viagem até Ollataytambo e depois mais 2 horas até Cusco. Chegamos ACABADAS (as 21h) e capotamos!

5º dia: Cusco

Finalmente acordamos um pouco mais tarde (as 9am) e dedicamos o dia para conhecer Cusco. Nem preciso falar que estávamos com câimbras nas batatas da perna ne?

Ficamos o dia todo andando… fazendo comprinhas nos mil mercadinhos que existiam!! Depois fomos até o Bairro de San Blas (que é uma graaaaça) e no final do dia resolvemos subir no Arco de Sant´Anna para ver o pôr do Sol (o que não sabíamos é que o pôr do Sol seria para o outro lado haha). Ficamos lá um tempo e antes de anoitecer voltamos para o Hostel.

E, para a ultima noite, resolvemos aproveitar e não dormir!! Fomos até uma festa em nosso Hostel… e depois fomos até o Mamma Africa (a balada mais famosa dos turistas). Foi bem legal… tocava de tudo… mas só tinha turista mesmo. Ficamos até as 4am e resolvemos tentar entrar em outro bar (que disseram para nós que era bom também). Mas acabamos desistindo… porque tinha que pagar… e já estávamos cansadas. Voltamos para o Hostel, dormimos 1 hora e quase perdemos a hora para o nosso voo de volta.

Ufa… e assim voltei para SP, com as energias renovadas… e pronta para outra!!!