A última chapada que faltava conhecer e lá fui eu em Novembro (emendei com a viagem do Jalapão, mas é uma opção de fazer em feriado).
Como chegar? Via Imperatriz (avião) - e de lá carro até Carolina (aproximadamente 3 horas)
Ou, você pode emendar com a viagem do Jalapão e encarar 8 horas de estrada para atravessar Tocantins e chegar no Maranhão.
Fizemos o nosso roteiro com a Canindé Ecotour e o nosso guia foi o Alaô! Super recomendo. Além de garantir a segurança, garantimos os melhores passeios (mesmo que na chuva).
Dia 1: chegamos tarde e fomos direto para a Primeira Cachoeira (Cachoeira Gêmeas de Itapecuru) e terminamos o dia com o entardecer na Margem do Rio Tocantins .
Dia 2: invertemos o roteiro que eles tinham proposto e fomos para o coração do Parque Nacional da Chapada das Mesas e lá visitamos a Cachoeira São Romão (aquela que as pessoas podem ir atrás da queda - com muito cuidado) e a Cachoeira do Prata. Terminamos o dia no Portal da Chapada (cartão postal do lugar).
Dia 3: fomos para o Poço Azul pela manhã. Lugar incrível. O legal é que dá para ficar por horas nadando.
E depois a tarde, almoçamos no Encanto Azul para ir na Cachoeira Santa Barbara (infelizmente estava escura) e Cachoeira dos Namorados (que não conseguimos ver azul também).
Dia 4: nosso último dia, com chuva - mas conseguimos aproveitar. Pela manhã fizemos várias nascentes de cachoeiras (foi um plano B devido a chuva)
Depois seguimos para o Santuário da Pedra Caída e a Cachoeira da Caverna (um dos lugares mais incríveis que conheci na vida).
E claro, terminamos o dia com tirolesa!
O último dia, teria a opção de ir ao Morro do Chapéu, porém nosso voo era muito cedo. E tivemos que abrir mão desse passeio.
Além disso, o Alaô disse que a Chapada das Mesas está só começando a ser descoberta... e ficou faltando muita coisa para a gente visitar. Não tenho dúvidas que irei voltar!
Comments