top of page

Itália: Sicília em 3 dias

Atualizado: 30 de mar. de 2020

Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo, fica perto do "dedo" da "bota" da Itália. Sua história se reflete em lugares como o Vale dos Templos, as ruínas bem conservadas de 7 templos gregos monumentais em estilo dórico e os mosaicos bizantinos da Cappella Palatina, antiga capela real na capital, Palermo. No extremo leste da Sicília está o Etna, um dos vulcões ativos mais altos da Europa. Wikipedia

Fomos de carro desde a Costa Amalfitana até San Vito lo Capo - Sicilia, são 822Km, paramos para dormir em Cosenza e seguimos viagem.


O ferry da Vila San Giovanni para Messina não tem erro e funciona 24hrs por dia. Chega na hora, comprar no guichê e pegar a fila.

Vou dizer que nosso roteiro na Sicilia foi uma loucura, queríamos fazer de tudo em pouquíssimo tempo.

Dia 1:

SAN VITO LO CAPO

Essa é tida como uma das praia mais bonitas da Itália, daí nosso interesse.

O que a faz tão diferente?

É uma praia de areia clarinha e água super azul, estilo praias do Caribe.

Além disso o centrinho é delicioso, cheio de restaurantes de frutos do mar e ruazinhas charmosas.

SCOPELLO

Também tida como uma das belas praias, mas já naquele estilo cheio de pedras.

Scopello tem um centrinho histórico bem pequeno e bem charmoso.

A Tonnara di Scoppelo é uma das mais antigas e importantes de toda a Sicília, onde antigamente pescavam o atum. Ai se paga (7 EUR) para visitar o museu e dá acesso até a praia (o local é todo cimentado com as cadeiras).(Vale mais pela vista que pelo museu)

Foi nessa cidade em que dormimos.


Dia 2:

Cruzamos 370km de volta na ilha para chegar até Taormina. Essa é uma cidade Greco-romana, linda e charmosa.

TEATRO ANTICO

Teatro de 3 aC, super bem conservado, ainda hoje têm apresentações lá.

Vá cedo, pois é um ponto turístico com filas.

VILLA COMUNALE

Logo na saída do Teatro já está o jardim. Antigamente era um jardim privado para o nobres ingleses.

Muito lindo, com belas construções e uma linda vista.


Ruas de TAORMINA

Não que até então não estávamos, mas agora tiramos o tempo para curtir e aproveitar o centro, são milhares de lojinhas de souvenirs, grifes, sorveterias, restaurantes em especial na Corso Umberto I, que é a rua principal e a as praças Piazza Duomo e Piazza IX Aprile que são charmosíssimas.



ISOLABELLA

É a praia mais famosa da região, vale aproveitar.

OBS: lá fazem uma boa propaganda da Ópera de Taormina, como boas turistas curiosas, fomos. Super pega turista, teatro super ruim, não é uma história, mas sim músicas espaçadas, eu NÃO indico.

Dia 3: VULCÃO ETNA

O Etna é a maior montanha da Itália, está na colisão das placas tectônicas Eurásia e Africana, cerca de 3.350m, tem 40km de diâmetro na base, é super ativo, suas crateras principais são: Boca Nova, Voragem, Crateras Sudeste e Crateras Noroeste e tem diversas outras menores.

No centro de Taormina é muito fácil comprar passeios para o Etna e foi o que fizemos.

Pegamos um ônibus para a base do vulcão, depois um teleférico para subir e depois uns jeeps para chegar até as crateras e lá todos os tours são guiados.

OBS: é muito frio lá em cima, mas na saída do teleférico tem um local que aluga casacos e botas – só é permitido pegar os jeeps de sapato fechado.


Quando chegamos lá o tempo todos ouvíamos barulho como de fogos de artifício e são as explosões no vulcão e assistimos uma grande explosão.

Nosso tour foi dia 18/07/2019, na madrugada de do dia 19, vimos pela estrada a lava escorrendo pelo vulcão e encontramos diversas notícias na internet falando sobre a erupção (pequena, mas existiu) e em seguida que fomos embora, o aeroporto de Catânia foi fechado. Inacreditável!

No dia seguinte já embarcamos para Malta.

Sobre nosso tour pela Sicilia, foi muito corrido e cansativo, eu indicaria não atravessar a ilha como fizemos e focar em alguma região apenas. Um dia voltaremos para desbravar mais dessa terra tão linda.



Encontre um hotel:



80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page