top of page

Reveillón em Berlim


Saí de Amsterdã e fui para Berlin de avião, mas é super fácil ir de trem ou de ônibus (depende onde você estiver) e não tem erro.

Fui com meu irmão e encontrei uma amiga (a Paula), para passarmos o réveillon 2009/2010.

A Hauptbanhonf é a estação central de trens, que você certamente passará, de fora mais parece um shopping!

Berlim é pura história, é muito moderna, cosmopolita, alternativa, de tudo um pouco, isso que fez essa cidade ser tão incrível, alguns pontos essenciais na cidade são:

Portal de Brandenburgo: é o principal ponto turístico, dispensa explicações;

Reichtag: o parlamento, visita indispensável.

Dentro está a Bundestag (a famosa cúpula de vidro) que quando fomos estava fechada, pois nevava muito;

Muro de Berlin: você pode ver o muro e por toda cidade porque é marcado no chão o local onde o muro passava;

Memorial do Holocausto: que são milhares de blocos em homenagem aos judeus mortos na Segunda Guerra Mundial;

A famosa Ilha dos Museus, arquitetura linda com os seguintes museus: Pergamonmuseum, Neues Museum, Bode-Museum, Altes Museum e a Alte Nationalgalerie.

Potsdamer Platz: com prédios super modernos, lá está o Sony Center e Lego Land;

Aquadom: aquário cilíndrico localizado no hotel Radisson Blu, com um elevador panorâmico dentro. Muito legal, e bem na parte debaixo tinha um pub incrível, que infelizmente não lembro o nome;

Checkpoint Charlie: é o famoso posto militar na divisa entre Alemanha Oriental e Ocidental;

Alexander Platz: creio ser a praça mais famosa de Berlin e ao lado está a torre de TV

Torre da TV : tem 365 metros de altura, possui uma super vista da cidade, mas também estava fechada devido a nevasca e eu não subi.

Berliner Dom: é a catedral de Berlin, simplesmente incrível, subimos até o topo, lindo!

Deutsches Historisches Museum (Museu Histórico Alemão): para mim o melhor de todos. Lá tem uma exposição gigante sobre a história a alemã, destacando mto as 1 e 2 GM e Guerra Fria e ainda podemos ver o globo que o Hitler usava para fazer as estratégias de guerra, com marcar de tiros e todo mais.

Zoologischer Garten: o Zoológico é bem famoso, nosso objetivo de ir ao Zoo era ver o Knut (aquele urso polar rejeitado pela mãe que ficou famoso após a polêmica que surgiu entre criá-lo num zoo ou sacrificá-lo), andamos o zoo todo (muito legal) e nada do Knut, mais tarde fomos descobrir que como estava nevando, aquele urso POLAR estava recluso, devido ao frio, ok?! - Curiosidade: o Knut morreu em 2011.

Tiramos um dia para ir ao Campo de Concentração, o mais próximo de Berlim, no hostel vimos que saiam grupos todos os dias, fomos à estação de metrô indicada encontramos o guia, era certa de 10 EUR, mais o bilhete do trem. - O Campo foi construído em 1936, inicialmente uma cadeia para presos políticos e depois mudou de função. Cerca de 200 mil pessoas passaram por lá, é uma energia mto ruim, mas vale a visita. Uma curiosidade é que o relógio que encontra-se no topo da torre de controle de ingresso, marca a hora exata em que ocorreu a primeira evacuação dos prisioneiros, em 1945.

A noite em Berlim é sensacional. Na primeira noite fomos fazer um Pub Crawl, aquela clássico da Europa, vários bares e mto álcool, nessa noite conhecemos o Café Zapata, uma baladinha super alternativa, que indico! Na noite do réveillon, passamos com mais milhares de pessoa bebendo no Portal de Brandenburgo, com o clima de -8°C e foi incrível.

De Berlim eu e o Renê fomos à Praga de trem e a Paula voltou à França. Foram 5 dias na cidade, conhecemos muito, mas ainda há muito o que ver e certamente voltarei para lá!

OBS: como era fim de ano a cidade esta cheia daquelas feirinhas de natal com souvenirs, comidas e todas as esquinas parávamos para comer o famoso pão com salsisha (creio que por isso engordei muito nessa viagem! rs)

Agnes Sacilotto

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page