Buscar

As 6 grandes cervejarias de Munique


As 6 grandes cervejarias de Munique são: Paulaner, Augustiner, Hofbräu, Spaten, Hacker-Pschorr e Löwenbräu.

São elas que são vendidas na Oktoberfest e nessa época são feitas com teor alcoólico maior.

Dica para escolher a cerveja: HELLES é a clara normal, que estamos acostumados, DUNKEL, é um tipo mais escuro e WEIß.

(Como cerveja não é nossa especialidade, coletamos informações em diversos lugares que citaremos no final).

PAULANER:

Das 6 é a mais conhecida no Brasil, Os monges monges do monastério de São Francisco de Paula elaboravam sua própria cerveja desde 1634. No início, em 1773 a Paulaner era um mosteiro e se chamava Sankt-Vaters-Bier, mas até 1780 os monges ficaram proibidos de vender seus produtos. Quando finalmente foram autorizados a vende-los, o sucesso apareceu e hoje em dia é uma das cervejarias mais importantes do mundo.

Tiramos uma noite para conhecer a Paulaner perto da Marienplatz, um lugar delicioso para jantar e obviamente beber. Não deixe de provar o Schnitzel, um tipo de bife de porco a milanesa, com bacon, champignon, acompanhado de batatas, delicioso.

AUGUSTINER:

A mais antiga cervejaria em Munique. O ano, 1328, ficou marcado por um grande incêndio que atingiu a cidade, mas o Monastério, onde a cerveja foi produzida, foi poupado. A qualidade da cerveja era tão boa que o Príncipe Bávaro não só deu o direito de produção e venda aos monges, como os isentou de impostos. Assim começava a história de uma das mais famosas cervejas do mundo.

Passamos pela Augustiner do centro, quando vc entra ela parece pequena, mas são na realidade vários salões. Não ficamos por lá, mas é uma parada clássica de Munique.

HACKER PSCHORR

Sua história começa em 1417, como Hacker Brewery. Em 1793 Joseph Pschorr casou-se com Maria Theresa Hacker, e Pschorr passou a tocar o negócio de seu sogro, transformando-o em uma das maiores cervejarias do século XIX. Nesses quase 600 anos de história a cervejaria passou por algumas junções e separações.

SPATEN

Com grandes inovações, esta fábrica chegou a ser uma das maiores da Alemanha. Dentre suas inovações, destaca-se a construção, em 1873, por Carl Linde, depois de ordem recebida de Gabriel Sedlmayr (cujas iniciais de seu nome encontram-se no logo da cervejaria), da primeira máquina de refrigeração capaz de produzir gelo artificial da Baviera.

A fábrica Spaten foi também uma das primeiras a exportar suas cervejas que seguem a Lei da Pureza de 1516, hoje comercializadas em todo mundo. A Spaten München é considerada uma cerveja tipicamente bávara.

LOWENBRAU

Lowenbrau tem origem no século XIV, mas é só em 1524 que se encontra a primeira menção à marca em relação ao símbolo de Munique: o leão. O primeiro registo oficial, contudo, só se encontra em 1746. Em 1818, tornou-se a maior cervejeira de Munique.

Em 1997, a empresa Lowenbrau fundiu-se com a Spaten.

FRANZISKANER

As origens da cerveja Franziskaner remontam à Idade Média e à associação da produção de cerveja aos mosteiros espalhados por toda a Europa.

Apesar desta íntima relação com a figura do monge, é apenas em 1909 que Franziskaner a introduz como imagem de marca.

Em 2005, a empresa fundiu-se com o grupo produtor de cervejas da Spaten e Lowenbrau.

HOFBRAUHAUS

A cervejaria mais famosa de Munique.

Seu início é em 1592, quando o Duque da Bavária, Guilherme V, decidiu abrir em Munique uma cervejaria própria para a corte. O sucesso foi tão grande que em 1610 a cerveja produzida pela Hofbrauhaus passou a ser consumida também fora da corte e em 1828 a cervejaria foi aberta completamente para o publico em geral.

Esse local é parada obrigatória na cidade, é gigante, com mesas compartilhadas enormes, pessoal com vestimentas típicas, música típica, muitos Mass (aquela caneca de 1L) e muitos tipos de salsicha e comida típica.

Fontes e Blogs de pesquisa:

http://blog.clubedomalte.com.br/cervejarias/cervejaria-paulaner/

http://mundodacerveja.pt/marcas-lowenbrau

http://mundodacerveja.pt/spaten

https://www.hacker-pschorr.com/

http://www.blogvambora.com.br/hofbraeuhaus-cervejaria-em-munique/

#alemanha #cerveja

34 visualizações

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com