Ma Romani

19 de nov de 20173 min

Uma parada em Havana

Enfim, depois de 24 horas, chegamos em Havana (há voos um pouco mais rápidos para chegar... mas nenhum direto desde o BR).

Nossa primeira impressão de Havana: incrível.

Como diria uma amiga "parece que você voltou no tempo" (e hoje deve estar bem mais moderno que quando a Agnes foi).

Para ver como foram nossos dias por lá, assista ao vídeo.

Chegamos no aeroporto e a primeira aventura foi descobrir onde trocava o dinheiro (único lugar do mundo que o melhor é trocar moeda no aeroporto). Dentro do aeroporto tem um caixa automático que troca (mas o dinheiro acaba rápido). Fora, onde pega os taxis, tem uma casa de cambio (prepare-se para a fila também). A segunda aventura era pegar um taxi para ir até Havana Vieja.

Conselho: pergunte a todos os taxis quanto é (porque vai comecar por 40cuc e você pagará 25cuc *preço justo).

Chegando a Habana Vieja: não se assuste se o taxi te deixar no meio da rua e você ter que ir até o hotel andando. Tem muitas ruas no centro de Havana que são fechadas e não entra carro. Mas como é muito seguro, não tem problema. Claro que nosso taxi nos deixou no meio da rua e tivemos que buscar o hotel a pé.

Chegamos no Hotel Revolution e fomos super bem recepcionados pela Esparanza e pela Jaque (duas cubanas muito simpáticas). E logo nos receberam com o drink tipico cubano com Rum. Ficamos conversando e pedindo todas as dicas para os dias que íamos passar por aqui!! (E a maioria das dicas eu não tinha achado na internet).

Já era final de dia e saímos andando (sem medo mesmo porque Havana é muito seguro). Nesse primeiro momento era reconhecimento do local mesmo! E como estávamos um pouco afetados com o fuso, também fomos para cama cedo. Mas antes, comemos no restaurante "paladar Duena Eutmia" (recomendação da Esperanza). Recomendamos também!

Nos outros 4 dias que ficamos em Havana, fomos para todos os lados. Pegamos o mapa e descobrimos a cidade (já que internet era artigo de luxo e não fomos com nosso amigo e companheiro Google)

Habana Vieja: nessa parte de Havana a dica é ANDAR!!!! E possível fazer tudo a pé. Para os preguiçosos, tem bicitaxi que pode andar pelas ruas de lá. Vá da Plaza de Armas até o Capitólio. Lá fica o Museo de la Revolución também (para quem curte história, vale a pena entrar). E não deixe de passar pela Catedral de Havana (que é linda)

A rua Obispo é a rua badalada lá. Com barzinhos, restaurantes, lojinhas.

Onde comer e beber: Floridita (bar típico de Havana - meio caro e turistão - mas vale a pena dar uma passada); Bodeguita del Medio (vale a pena dar uma passada e deixar sua marca na parede); Paladar Duena Eutimia (na minha opinião, o melhor); Cha Cha Cha (esse é mais requintado, mas é incrível).

Mais para baixo, tem Paseo del Prado que termina no Malecón (Onde é legal ver o pôr do Sol).

Vedado: é onde fica a imagem mais famosa de Fidel e Che Guevara (nos prédios em frente a Plaza de la Revolución. Nesse bairro também tem o Cemitério Colon (o 3o maior da Am. Latina), o banco de John Lennon (ele nunca foi a Cuba, mas fizeram uma homenagem), a sorveteria Coppelia e o Hotel Nacional. Como é longe de Habana Vieja, o ideal é pegar um taxi, um conversível ou um Coco Taxi para fazer o tour (que dura mais ou menos 1h30). Eu fiz de conversível e consegui negociar o preço para 30 cuc (era uma sexta feira pós chuva e ainda baixa temporada).

Do outro lado de Habana Vieja: do outro lado da baía tem 2 atrações: Cristo de Habana e o Castillo del Morro.

Vale a pena atravessar e ir conhecer. Nós pegamos a balsa pública mesmo (que custa centavos) e para ao pé do Cristo.

Playas del Leste: essa parte é para quem tem um dia sobrando em Havana.

Sai um ônibus da praça Central até as praias de Havana.

Para quem tinha ido a Varadero, claro que foi um pouco sem graça. Fora que estava ventando muito e nao conseguimos aproveitar tanto.

Mas, é gostoso!! Esquema RJ - com barraquinhas (não espere nada igual ao BR) e aluguel de cadeira e guarda-sol.

Além disso, há algumas coisas típicas para se fazer em Havana:

- Visitar uma fábrica de tabaco (quando fomos, a fábrica ainda estava localizada em outro lugar e acabou não dando tempo de ir até lá)

- Ver o Canonaza (uma cerimônia tradicional que acontece todos os dias às 9pm e dura mais de 200 anos, que simula o disparo que era utilizado para anunciar o fechamento da cidade de La Habana antigamente)

- Cabaret: um espetáculo cubano que acontece nos hoteis - que pode custar de 45cuc a 100cuc (converta).