Goiás: Chapada dos Veadeiros

July 30, 2016

Fomos para Chapada no feriado de julho, como o feriado era na quinta já embarcamos para Brasília na quarta a noite, de lá alugamos um carro e seguimos para o norte de Goiás! A Chapada está a 250km de Brasília (estrada boa no geral), são três as principais cidades da Chapada: São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante. São centenas de cachoeiras, com todo tipo de trilha possível.

 

De cara fomos nas Almécegas, ficam numa fazenda a caminho de São Jorge, paga-se para entrar, são as Cachoeiras Almécegas I (que tem uma trilha de uns 1,5km) e Almécegas II e São Bento de super fácil acesso.

Lá na fazenda que se faz o vôo do Gavião, é uma tirolesa de 850m de extensão a 100m de altura, R$ 80,00 por pessoa; não tínhamos nada planejado para lá, mas acabamos indo, é bem gostoso, mas nada muito radical! Fui em dupla com meu namorado, como era o peso em dobro fizemos o trajeto super rápido rs.

 

Imperdível é a ida à cachoeira de Santa Bárbara... o pessoal fica tentando enfiar guia desde a cidade, mas não é necessário, apenas dentro da comunidade quilombola é obrigatório pegar um. São uns 30km na terra desde Cavalcante, passando por riozinhos e tals... havia lido que apenas camionetes chegavam, mas não, chegamos com nosso Uninho 1.0, apenas perdemos a placa da frente no caminho.

 

Chegamos à comunidade quilombola, estava cheio e não pudemos ir de manhã para a cachoeira de Santa Bárbara (que é o horário que bate sol lá e as fotos ficam sensacionais), mas ta valendo; fomos para Cachoeira das Capivaras, uma trilha curta, mas não tão fácil... mto lindo; e então na parte da tarde fomos para Santa Bárbara... a cor da água é sensacionallll, e superrrr gelada.

 

Ainda fomos ao Vale da Lua, é bem legal as formações rochosas, mas não tive coragem de entrar na água de tão gelada (Por sinal a fazenda do Vale da Lua está a venda por 15 milhões, se alguém estiver interessado, rs?!!!!).

 

E ainda passamos pela Cachoeira dos Cristais, que não dava nada, mas é bem legal, uma trilha longa que durante todo caminho têm piscinas e pequenas quedas que dá pra nadar, e a cachoeira não é mto grande, mas legal! O único lugar que vi com estrutura de restaurante, banheiros...

 

Conhecemos a cidade de Alto Paraíso, super pequena, muitos hippies, na avenida principal tem vários restaurantes... Super indico o “La Vita e bella”, super gostosinho, várias massas, pizzas, caipirinhas... (por sinal uma dificuldade lá foi achar bares com caipirinhas para vender...)

 

As trilhas mais famosas são as do Salto e Canions, no Parque Nacional, Catarata dos Couros, Cachoeira do Segredo, mas todas com pelo menos 5km de trilha para ir e mais 5km para voltar!

 

Voltei da Chapada com uma ótima impressão, lugar delicioso, energia muito boa, mas também um pouco frustrada por não ter feito nenhuma das trilhas de dentro do parque... terei que voltar?!!!!

 

No domingo embarcávamos a noite em Brasília, então resolvemos voltar para almoçar lá e conhecer um pouco da cidade (vergonhoso, mas eu não conhecia Brasília rsss), demos uma volta pelo Congresso, Palácio do Alvorada, Palácio do Planalto... Os clássicos e paramos para almoçar no Bar do Alemão, que fica tipo numa prainha la da represa; caríssimo, pratos gigantes, mas mto bom... Ainda tivemos tempo de ir no cinema e quase perdemos o vôo de volta rs...

 

 

 

Conhecemos a pousada Naves de Lunazem, super alternativa, vários chalés em forma de naves espaciais... diferente e legal hauahuhahua

 

 

 

Minha dica é: prepare-se para andar, sempre tem as definições de trilha fácil, média ou difícil... para mim o que estava como fácil era médio, o que estava como médio era difícil e o que constava como difícil é muito difícil rssss.... 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

You Might Also Like:

Uma volta por Quito

October 4, 2019

Bate-Volta em Quilotoa

October 3, 2019

1/15
Please reload

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com