Foz do Iguaçú: Usina de Itaipú

December 26, 2015

 

 

 

Antes de falar do passeio que fizemos a convite da Combo Iguassu, alguns relatos sobre a usina de Itaipu... Itaipu em tupi significa “a pedra que canta”. Como sabem a hidrelétrica é binacional, pertencendo ao Brasil e Paraguai. Localizada num trecho de fronteira do Rio Paraná, a formalização do empreendimento se deu com a assinatura do tratado de 1973.

 

 

Os números da obra são impressionantes: aglutinou cerca de 40 mil trabalhadores; mais de 50 milhões de toneladas de terra e rocha foram escavadas para ser feito o deslocamento do curso do rio Paraná, o sétimo maior do mundo; a quantidade de concreto usado para construir a usina seria suficiente para erguer 210 estádios do tamanho do Maracanã; seria possível levantar 380 Torres Eiffel com o total de ferro e o aço utilizados no empreendimento; mais de 35 mil animais que viviam na área a ser inundada pelo lago da usina foram removidos.

 

 

O primeiro giro mecânico de Itaipu ocorreu em dezembro de 1983, como teste. Em 5 de maio de 1984 a gigante entrou em operação com uma unidade geradora de energia, de um total de 20 previstas no projeto. As duas últimas turbinas foram inauguradas somente em 2007.

 

 

É a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, tendo produzido mais de 2,2 bilhões de MWh (2.223.476.053 MWh) desde o início de sua operação até o final do ano de 2014. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, Itaipu fornece cerca de 17% da energia consumida no Brasil e 75% do consumo paraguaio. Cada país tem direito a 50% da energia produzida, como o Paraguai não a usa em sua totalidade vende ao Brasil.


Os passeios oferecidos na usina são:

 

·        Proto kattamaram:um passeio  de katamarã pelo lago de Itaipu;

·        Test drive em veículo elétrico;

·        Pólo Astronômico:

·        Ecomuseu

·        Iluminação da barragem

·        Circuito especial: visita as áreas externa e interna da usina;

·        Visita Panorâmica.

 

O site contem informações de horário e preços: https://www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes

 

Na data em que fomos a usina estava em greve, então nem todos os passeios estavam disponíveis, fizemos a visita panorâmica, que é super interessante, os guias são super bons, pena que estava chovendo.

 

A usina é demais, gigantesca e acreditem, o vertedouro estava aberto até domingo de manhã e fizemos nossa visita no domingo a tarde :/, por muito pouco não o pegamos aberto.

 

Em seguida fizemos o passeio de katamarã, o barco é super bonitinho e bem conservado, infelizmente estava chovendo e não pudemos apreciar o por do sol. Em frente ao “porto” tem um restaurante bem interessante e durante o inverno existe o opcional de adquirir jantar no barco.

 

Voltamos de lá impressionadas com aquela construção e morrendo de vontade de voltar para a visita interna à usina. ;)

 

#porumavidasemrotina

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

You Might Also Like:

Uma volta por Quito

October 4, 2019

Bate-Volta em Quilotoa

October 3, 2019

1/15
Please reload

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com