top of page

Viajar quebra preconceitos


Estava aqui em casa, numa noite de sexta feira (e isso não é muito normal para mim), surfando na internet. Eis que encontro a nova campanha da Renault com o seguinte tema: "Viajar quebra preconceitos". Na hora, claro, o que me chamou atenção foi o tema (e porque como uma boa publicitária, achei a campanha muito bem feita)... e não a marca e nem o carro que estavam anunciando. Já era... estava já navegando nessa campanha incrível que eles criaram. Infelizmente a campanha foi retirada do ar... (questionaram sobre os cliches utilizados de algumas partes do BR).

Embora toda a polêmica, acho que fica um ponto para pensar:

Quem aqui já não julgou (dentro do BR mesmo) alguma coisa sobre os baianos, paulistas, cariocas, nordestinos, capixabas e qualquer outro "tipo de brasileiro" diferente do seu? O Brasil é um país enorme e por mais triste que seja, nós mesmos criamos o preconceito aqui dentro (imagina então o que não falam de nós lá fora - que somos índios). E, muitas vezes fazemos o mesmo para fora (principalmente quando não conhecemos o lugar e nem as pessoas) - mas deixamos por enquanto as viagens internacionais fora disso.

Eu posso falar uma coisa porque conheço uma boa parte do Brasil e tenho muito orgulho disso. O nosso país é tão rico de cultura, de jeitos diferentes, de pessoas diferentes... e nós não damos o mínimo valor. Já me coloquei várias vezes em discussão com amigas sobre as praias mais bonitas do mundo... e nã posso dizer que conheço TODAS as praias do mundo... mas das que eu conheço, as mais lindas foram no Brasil - e com as pessoas mais simpáticas também. Mas ao invés de enxergar as nossas riquezas, só sabemos reclamar que o serviço no nordeste é lento, ou que o carioca é folgado ou que o paulista é frenético. E na verdade, são essas diferenças que fazem o Brasil ser o que ele é: o queridinho de todos os gringos que chegam aqui (e que muitos não vão embora).

E porque o Brasil não ser o nosso queridinho também? Não ser a nossa primeira opção de férias, fim de semana ou feriado (e não me venha com a desculpa que é tudo muito caro... porque se planejar, rola!). E porque não abrir a nossa cabeça para outras culturas, outras pessoas, outras experiências? E acho que isso que essa campanha quer trazer... que viajar faz você crescer, ver o mundo diferente, faz você respeitar e admirar o diferente.

E para mim, principalmente, viajar faz você dar valor para o que é seu (seja seu país, sua casa, sua família).

Então a minha dica no post de hoje é: VIAJE e seja aberto para as novas descobertas que você vai fazer.

Diga adeus ao preconceito e respeite o outro do jeito que ele é.

Agregue isso para a sua vida e não ache que o SEU (país, cidade, acento, jeito) é o certo... porque muitas vezes é uma questão de ponto de vista.

Não é mesmo?


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page