top of page

Entrevista da semana: Viajando de carro


Alexandre, Rosângela, Felipe e Isabela: uma família viajante!

Alexandre e Rosângela se conheceram em 1998, casaram em 2007 e adoram viajar de carro junto com os filhos Felipe e Isabela! Além de viajar, adoram fotografia também! E compartilham todas essas aventura em seu blog “Viajando de carro”

PUVSR: Para vocês, qual é a melhor parte de viajar??

Rosângela: Para nós a melhor parte de viajar é poder conhecer novos lugares, pessoas, culturas, apreciar belas paisagens e fotografar tudo! Além disso, estes momentos são ótimos para curtirmos a família em tempo integral!

PUVSR: E como estão passando essa paixão para os pequenos?? Eles gostam das aventuras?

Rosângela: Isto tem sido uma experiência bem legal. A Isabela é pequena ainda e na última viagem estava com pouco mais de 1 ano. Então não dá para falar muito por ela, embora se comporte muito bem durante as viagens. Mas, o Felipe, que tem 4 anos, curte a viagem desde o planejamento! Nós conversamos muito com ele sobre os destinos e o que iremos ver durante a viagem e ele fica muito entusiasmado. Consideramos que envolver as crianças durante todas as etapas da viagem é super importante. Para nós tem dado super certo. Na nossa última viagem fomos até o Peru onde visitamos Machu Picchu. Já havíamos conversado com ele sobre este passeio, então logo que saímos de casa e após andarmos poucos quilômetros (na verdade nem havíamos saído da nossa cidade) ele já estava ansioso para chegar e perguntou: "Falta muito para chegar a Machu Picchu?" Mas, apesar da ansiedade, ele é super tranquilo e não fica entediado dentro do carro. Procuramos sempre levar atividades para distraí-los no carro e eles curtem a viagem assim como nós.

PUVSR: Adoro blogs onde mais de uma pessoa escreve... e viajam juntos. Como vocês descobriram essa paixão em comum?

Rosângela: O blog em si foi criado após decidirmos fazer a nossa primeira longa viagem pela América do Sul. Eu (Rosângela) diagramo fotolivros e na época um dos fotolivros do mostruário era sobre uma viagem de moto para o Chile. Nós estávamos com planos de fazer algo diferente nas férias. Então, o Alexandre olhando o fotolivro disse: "Vamos para o Chile de carro!" Em seguida começamos a planejar tudo e a internet contribuiu muito por meio do relato de outros viajantes em blogs e redes sociais. Isso foi super importante, pois embora estivéssemos decididos a viajar ainda havia um certo receio especialmente pelo fato da nossa viagem ter sido no inverno e da necessidade de dirigir na neve, utilizar corrente na rodas do carro, etc. Enfim, coisas que não estávamos habituados. Desta forma, os relatos de outros viajantes foram essenciais para nos incentivar e partir na nossa aventura. Durante esta primeira viagem criamos o nosso blog e começamos a escrever. Nos dedicamos para escrever a maioria dos artigos que hoje servem como guia para outros viajantes. Este era o nosso principal objetivo. Foi como uma forma de retribuir tudo o que nós havíamos pesquisado e que impulsionou a nossa paixão por viajar de carro pela América do Sul. Hoje ficamos bastante satisfeitos em saber que muitos viajantes partem para as suas aventuras após conhecer o nosso blog.

PUVSR: Vocês que viajam de carro, qual é esse estilo de viagem?

Rosângela: Para nós não deixa de ser uma espécie de aventura. Planejamos, traçamos um roteiro e colocamos os "pneus na estrada". Não sei dizer, mas é diferente de pegar um avião ou um ônibus que vai nos largar no destino escolhido no dia e hora programada. Neste tipo de viagem é tudo por nossa conta. Embora, termos um certo planejamento e um roteiro a seguir, não há datas nem horários rígidos e se decidirmos tudo pode ser alterado a qualquer momento e isso acaba deixando a viagem mais interessante. Além disso, durante o trajeto, temos a liberdade de parar sempre que quisermos, de curtir cada paisagem, de fotografar um por do sol, de fazer um piquenique na beira da estrada... Enfim, coisas simples mas, que para nós tem um significado muito especial e que somente as viagens de carro possibilitam.

PUVSR: Qual foi o maior perrengue de viagem que ja passaram?

Rosângela: Já passamos por vários, mas o maior deles foi quando o carro estragou na viagem que realizamos no ano de 2011. Por sorte estávamos no Uruguai relativamente próximo da fronteira com o Brasil no nosso último dia de viagem. O Felipe tinha 7 meses e ficamos um dia inteiro na estrada aguardando um guincho que seria enviado pelo seguradora. Após auxílio de uma família uruguaia conseguimos um guincho que nos levou para um hotel da cidade mais próxima onde passamos a noite. No dia seguinte, após muita negociação com a seguradora o carro foi guinchado até a nossa cidade e nós retornamos de taxi para casa.

PUVSR: Como decidem os próximos destinos?

Rosângela: Decidimos de acordo com lugares que fazem parte da nossa wishlist levando em consideração o tempo que temos disponível e quanto estamos dispostos a investir na viagem.

PUVSR: Para vocês, qual é a principal diferença entre viajar sozinho... e viajar em casal?

Rosângela: Acredito que esta seja uma resposta bem pessoal. Eu, Rosângela, particularmente, não curto muito viajar sozinha. Gosto de ter companhia! Nunca viajei sozinha e portanto não tenho muita experiência para relatar e comparar as duas situações.

PUVSR: Alguma viagem mudou a sua vida... ou seu jeito de pensar e de ver o mundo?

Rosângela: Após mudarmos o nosso estilo de aproveitar as férias, realizando viagens de carro pela América do Sul, conseguimos perceber o quanto vale a pena viajar e investir nisso. Desta forma, aprendemos a priorizar as nossas viagens e abrir mão de bens materiais para poder viajar mais. Mesmo assim, não somos uma família que viaja com frequência, mas procuramos nos organizar para realizar pelo menos uma grande viagem por ano. Não abrimos mão disso! É o nosso momento de aproveitar a vida, de descansar, de passear, de intenso contato familiar, de conhecer lugares, pessoas, de entrar em contato com outras culturas, com a natureza, de fotografar, enfim de fazer todas as coisas que mais gostamos em uma mesma oportunidade.

PUVSR: Quais são os itens que NUNCA podem faltar na sua bagagem e da sua familia?

Rosângela: Pergunta difícil... Mas, selecionamos alguns itens que consideramos essenciais para o sucesso da viagem: câmera fotográfica, GPS, tablet (para entretenimento dos pequenos) e a nossa geladeira automotiva.

PUVSR: Qual é a dica que você dá para casais que são apaixonados por viagem?

Rosângela: Viajar sempre e curtir a vida!

Gosta de viajar de carro também?? Acompanhe os canais deles!

www.viajandodecarro.com.br

Instagram @blogviajandodecarro

http://www.facebook.com/blogviajandodecarro


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page