Buscar

Goiás: Chapada dos Veadeiros


Tivemos 2 idas para Chapada:


Agnes foi em um feriado de julho e a Má foi em Setembro (2021), no meio da pandemia e de um feriado.



A Chapada está a 250km de Brasília (estrada boa no geral), são três as principais cidades da Chapada: São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante. São centenas de cachoeiras, com todo tipo de trilha possível. Onde ficar? Depende do que vai fazer. Mas normalmente as pessoas ficam em Alto Paraíso (mais cidade) ou São Jorge (mais afastado) . Veja onde ficar.

Lugares para conhecer:


1. Almécegas - ficam numa fazenda a caminho de São Jorge, paga-se para entrar, são as Cachoeiras Almécegas I (que tem uma trilha de uns 1,5km) e Almécegas II e São Bento de super fácil acesso.

Lá na fazenda que se faz o vôo do Gavião, é uma tirolesa de 850m de extensão a 100m de altura, R$ 80,00 por pessoa (2013); não tínhamos nada planejado para lá, mas acabamos indo, é bem gostoso, mas nada muito radical!

2. Cachoeira dos Cristais: uma trilha longa que durante todo caminho têm piscinas e pequenas quedas que dá pra nadar, e a cachoeira não é mto grande, mas legal!


3. Segredos: uma trilha bem fácil e um lugar lindo. Vale a pena para meio dia.

No caminho, ainda tem 2 "piscinas naturais" com água cristalina



4. No Parque Nacional tem 2 trilhas. Fizemos a trilha dos Saltos (e achei bem difícil). O dia todo caminhando no Sol, com 3 paradas para banho. Mas é um lugar lindo também.



5. Loquinhas: um lugar para passar a tarde nas piscinas naturais.



6. Cachoeira dos Couros: essa sim precisa de guia. Porque é difícil de chegar de carro e a trilha é bem mal marcada. A mais difícil e a mais bonita (nunca mais eu volto rs).



Dica de pôr do Sol: no meio da estrada. Impressionante aquele lugar.

Mas o lugar que paramos foi no Jardim de Maytrea.


Tem também o Bar do Mirante (mas fiquei sabendo que fechou porque o morro corre o risco de desabar). Mas o lugar era lindo.


E em São Jorgel, tem a Risoteria (que além da comida ser incrível) o visual é muito bom.



Em Cavalcante, fica a Cachoeira de Santa Bárbara. Muita gente vai com guia desde Alto Paraíso - não precisa. Dentro da comunidade é obrigatório pegar um. São uns 30km na terra desde Cavalcante, passando por riozinhos e havia lido que apenas camionetes chegavam, mas não, chegamos com nosso Uninho 1.0, apenas perdemos a placa da frente no caminho (mas não recomendamos).

Chegamos à comunidade quilombola, estava cheio e não pudemos ir de manhã para a cachoeira de Santa Bárbara (que é o horário que bate sol lá e as fotos ficam sensacionais), mas ta valendo; fomos para Cachoeira das Capivaras, uma trilha curta, mas não tão fácil... mto lindo; e então na parte da tarde fomos para Santa Bárbara - a cor da água é sensacionallll, e superrrr gelada.

Ainda fomos ao Vale da Lua, é bem legal as formações rochosas. E a água BEM gelada.



Conhecemos a cidade de Alto Paraíso, super pequena, muitos hippies, na avenida principal tem vários restaurantes... Super indico o “La Vita e bella”, super gostosinho, várias massas, pizzas, caipirinhas... (por sinal uma dificuldade lá foi achar bares com caipirinhas para vender...)

Resumo da Chapada: lugar delicioso e energia muito boa


Na volta para Brasília, ainda fizemos mais uma cachoeira (pouco explorada) - A Label.

Um lugar lindo e uma ótima parada na ida ou na volta.



E depois, para esperar o voo, sempre pode curtir a Capital do Brasil - Congresso, Palácio do Alvorada, Palácio do Planalto... Os clássicos!


Nossa dica é: prepare-se para andar, sempre tem as definições de trilha fácil, média ou difícil... para mim o que estava como fácil era médio, o que estava como médio era difícil e o que constava como difícil é muito difícil rssss....


38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo