Buscar

Atacama: roteiro básico


Dicas:

- A máquina fotográfica é a coisa mais importante para o Atacama, paisagens sensacionais!!!

- Leve muita roupa de frio, mas muita mesmo!

- O passeio dos Geisers Del Tatio é imperdível

- Vá jantar cedo em San Pedro de Atacama, os restaurantes lotam e fecham as portas!

De Santiago pegamos um vôo para Calama, que é o aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama, já do Brasil eu havia reservado um transfer pela net.

San Pedro é demaissss… uma mini vila no meio do nada, com ruas de terra, uma pequenas agencias de turismo e alguns restaurante (adoro lugares assim!!!!), já havia reservado um hostel pela net – Campo Base, que super recomendo!!!!

De cara já paramos em uma agencia para fechar os passeios (eu já havia visto pela net, então tinha idéia mais ou menos do que queria…). Primeira tarde fomos ao Vale de La Lunae Vale de La Muerte - sensacional, umas paisagens lindas, cada foto… passamos pelas 3 Marias e depois num desfiladeiro maravilhoso… isso tudo era dia estava quente, ao cair do sol a temperatura cai de 20 graus, para 1 grau e coisa de 10 minutos.

Na manha seguinte fomos para Geisers Del Tatio ( que são grandes colunas de vapor saem para a superfície através de fissuras na crosta terrestre, alcançando a temperatura de 85°C e 10metros de altura. Isso acontece quando rios subterrâneos entram em contato com rochas quentes). O passeio sai as 4 da manha, chegamos aos geisers as 6, estava cerca de -12 graus, lá vemos o dia amanhecer e tomamos um café da manha congelante! Juro, é mto frio, nao é como um local que sta nevando, é pior, eu estava com roupas de neve, mas meu nariz parecia que iria cair…

O passeio segue para as piscinas termais, que fica todo mundo nadando… não tive coragem.. estava mtooooo frio… é um passeio indescritível!!! Ameiii…

Pela tarde fomos ao passeio da Laguna Cejar, que tem grande concentração de sal, e o pessoal fica lá boiando (de novo fiquei com frio e não entrei), da Laguna Salgada, paramos no Ojo Del Salar, são dois lagos super redondinhos, no meio do deserto de sal, que por acaso são de água doce… Atacama e seus mistérios?!!!! E por fim o entardecer na laguna Tebinquinche, que é incrível… uma foto mais linda que a outra!!!

Uma das paisagens mais famosas é dos vulcões Lincanbur e Jurique, diz a lenda que estes vulcões são irmãos e se apaixonaram por Kimal (uma montanha que fica bem em frente a eles). Este triângulo amoroso resultou em mui tas brigas entre os irmãos. Seu pai, Lascar, atira uma bola de fogo em Lincanbur, como castigo pelas brigas com o irmão, mas não o acerta, quando resolve atirar a segunda bola de fogo, acaba por acertar seu filho preferido, Jurique, que perde sua ponta e ganha uma forma reta, parecendo um vulcão pela metade. As lágrimas de Lascar pelo feito ao seu filho preferido deram origem ao Salar do Atacama, e como punição por este amor, Licancabur só pode encontrar seu amor um dia no ano, no solstício de inverno, quando as sombras do vulcão e de Kimal se unem.

Dos passeios clássico não tivemos tempo de ir para as lagunas altiplaticas, que ficarão para uma próxima.

No dia seguinte voltamos à Santiago e de lá retornamos ao Brasil!

Super indico a viagem para o Atacama!!!!!


42 visualizações

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com