top of page

Atualizado: 30 de mar. de 2020

Algumas curiosidades:

• São 3 ilhas que formam o país: Malta, Gozo e Comino;

• Alugar um carro é bem interessante, pois mesmo sendo uma ilha pequena, as coisas têm certa distância. OBS: é mão inglesa;

• Em Malta fala-se maltês e inglês;

• Em 3.800 aC já existia uma população pré-histórica na ilha. Malta foi ocupada pelos fenícios, gregos, romanos, controlada pelo Império Bizantino, depois conquistada pelos árabes, depois pela Espanha, invadida por Napoleão, conquistada pela Inglaterra e em 1964, se tornou independente (dá para imaginar, quanta mistura de culturas vemos lá?!)

• O “nosso” cachorro Maltês não tem nada a ver com Malta, mas descobri que a raça Pharaoh Houd é de lá, uma raça já conhecida pelos fenícios, um cachorro usado para caçar coelhos e ainda é essa raça o cachorro da cabeça do deus egípcio Anubis;

• A culinária típica é coelho, mas tem muita influência italiana também;

• A cruz de Malta, não é de Malta, mas sim de Amalfi;

• A cruz da bandeira de Malta não é a “Cruz de Malta”, mas sim a Cruz de São Jorge.

• DICA: aqueles sapatinhos que usar na água são super úteis lá, pois tudo é pedra e não foi nada fácil andar de Havaianas

• É um super ponto para mergulho com cilindro, mas infelizmente dessa vez, não tivemos como encaixar.

Quanto tempo ficar:

5 dias é ótimo para fazer um pouco de tudo, ficamos 4 dias e foi super corrido.

Quando ir:

Fomos em julho e posso dizer que é muito quente e muito cheio!

Onde se hospedar:

Li em TODOS os lugares que o melhor era se hospedar em Saint Julians, lá fiquei, pois achei a área de Sliema bem mais interessante.

Saint Julians é uma área cheia de bares, restaurante e baldas que vale sim ser visitada, acabamos jantando por lá todos os dias!

Noite em Malta:

Taí uma coisa que me decepcionou, sempre li muito sobre a noite em Malta, festas, beachclubs e não é bem assim.

Sim, a noite em Malta é agitada, mas é um país lotado de intercambistas, logo a faixa-etária do pessoal é 18/22 anos, bebendo nas ruas de Saint Julian, tem uma rua cheia de baladas, mas completamente out do que imaginávamos.

O beach club Café del Mar, famosíssimo é muito legal, o único que encontramos nesse estilo mais balada, mas a noite também super lota de intercambistas.

O rooftop Twenty Two atrai muitos turistas, pois tem uma vista legal de Saint Julians, fomos e é bem legal!

Nosso roteiro:

Dia 1:

Chegamos em Malta as 9 da manhã e já pegamos o carro.

MDINA

Também chamada de Cidade Silenciosa, é a antiga capital, uma cidade com muralhas e hoje moram cerca de 250 pessoas lá apenas.

Você entra e parece estar em um filme, ou nas cidades de Game of Thrones.

Lá está a St. Paul’s Cathedral, custava 10 EUR para entrar (e sabe como é fim de viagem?! Não entrei) Pelas ruazinhas encontramos a Carmelite Church, que vale uma paradinha!

THREE CITIES – VITTORIOSA, COSPICUA E SENGLEA

Parece uma única cidade, com as construções de pedra e é um lugar bem mais sossegado e vazio.

Tem diversos museus espalhados pela região, mas no roteiro não permitiu.

Fomos até o Grand Harbor, são incontáveis barcos, iates, veleiros na marina, alguns gigantescos e lá pegamos uma dghajsa (fala-se “daisa”), é uma barquinho tipo as gôndolas de Veneza.

Nas dghajsa existe apenas a travessia de Vittoriosa para Valetta (2 EUR) ou o passeio por toda baía (8 EUR), que vale muito a pena, é lindo demais.

VALLETTA

É a capital de Malta, com pouco mais de 6 mil habitantes é Patrimônio da Humanidade pela Unesco, simplesmente é maravilhoso andar por lá, tudo é lindo!

Bons restaurantes, qualquer espaço é digno de foto e se vc quer comprar souvenir é o point, pois tem mais opções de lojinhas. A rua principal é a Republic Street.

Pegamos um pequeno tour do City Sighseeing, tipo nuns carrinhos de golf por 5 EUR, mas não vale muito a pena!

Quando você quer desce para a parte baixa, tem um elevador por 1 EUR.

Um dos pontos mais famosos é a St. John’s Co-Cathedral, The Palace State Rooms e The Palace Armoury, mas também não entramos.

Aos domingos tem um mercado famoso de rua na região.

CURIOSIDADE:

Grande parte das construções tem tipo essa “sacada” como da foto a baixo, o fato é que quando da dominação árabe as mulheres não podiam sair de casa, então construíram essas “janelas/sacadas” para que mesmo em casa elas pudessem observar lá fora.

Dia 2:

Fomos de carro em direção a Cirkewwa, de Saint Julians para lá, cerca de 40 min (Malta tem um certo trânsito).

POPEYE VILLAGE

Foi uma paradinha apenas para a foto clássica, mas Popeye Village foi construído para o filme Popeye e hoje é tipo de um parque, com cadeiras para tomar sol, restaurante, brinquedos aquáticos e pelo que vimos a maior parte do pessoal que estava lá eram adultos e não crianças.

Parada 2: COMINO

Pegamos o barco em frente ao Hotel Riviera, 13 EUR ida e volta.

Comino é uma mini ilha, não passa carros e tem apenas um hotel. Tem pouca infraestrutura, alguns food trucks.

O ponto de interesse lá é a Blue Lagoon, chegamos lá e estava super super super lotado, arrumamos um cantinho e borá curtir o sol. É um lugar delicioso para ficar com uma boia (obviamente compramos uma).

OBS: se organizar para pegar o barco de volta, pois tinham filas enormes!

CAFÉ DEL MAR

Organizamos nosso dia inteiro para ir curtir o sunset no café, chegamos lá e naquele exato dia era uma festa fechado e com dress code, ficamos para fora.

Ok, voltamos lá no dia seguinte e vale reservar um fim de dia para lá.

OBS: para mesa para jantar é necessária reserva.

Dia3:

Fomos para Gozo, de novo pegamos o caminho para Cirkewwa e de lá saem os ferries, no verão tem de hora em hora/ 24hrs por dia e no verão uns a mais ainda. OBD: paga-se o ferry na volta, então na ida é só pegar a fila e embarcar.

Gozo tem cerca de 35mi habitantes e muita coisa linda para ver. É chamada a ilha dos 6 “S”: Sea, Sand, Sun, Simple, Small e Safe.

DWERJRA BAY

Acho que o ponto mais famoso de lá era a Azure Window, local onde foi gravado o casamento da Khaleessi e Khal Drogo em Gamo of Thrones, mas em uma tempestade em 2017 o local afundou no mar :/ (a foto da esquerda pegamos na internet de como era, e a da direita o local sem a Azure Window).Mesmo assim vale ir até a região, a paisagem continua maravilhosa, lá está o Blue Hole e o Inland sea

Azure Window

SALINAS QBAJJA

É mais uma paradinha para fotos, mas essas salinas têm mais de 300 anos e ainda tem gente que se utiliza delas.

RAMLA BAY

Enfim uma praia com areia!

Alugue uma cadeira e curta, é areia avermelhada na praia e pedra no mar, logo, nossa boia foi mto útil aqui também.

Nessa parai têm restaurantes, banheiro...

GGANTIJA TEMPLES

Patrimônio da Humanidade pela Unesco é um sítio arqueológico de 3600/3200 aC, hoje são ruínas, mas tem uma museu bem interessante (13 EUR a entrada).

“Os templos foram, provavelmente, o seio dum culto da fertilidade; os arqueólogos acreditam que as figuras e numerosas estátuas encontradas no local estão ligadas a esse culto. Segundo o folclore Gozitano local, gigantes construíram esses templos e usaram-nos como locais de culto.”

CITTADELLA

Mais uma cidade murada, maravilhosa, chegamos lá e tudo fechado e vazio, descobrimos que era feriado nacional, dia de São Jorge... acontece?!

Ao menos a catedral Santa Marija estava aberta.

Dia 4:

Tínhamos voo no fim da tarde.

BLUE GROTTO

Simplesmente de tirar o fôlego.

Existem passeios de barquinho as redor dela, mas nosso tempo era curto.

St. PETER´S POOL

Mais uma linda "piscina" no mar para curtir e lá não era tão cheio como os demais pontos

MARSAXLOKK

Essa foi mais uma grata surpresa, pois não estava no roteiro, voltando na estrada vimos uma baía com barquinho e lá fomos nós.

É um calçadão cheio de restaurantes deliciosos, ótima pedida para uns drinks no fim do dia.

De lá já íamos embora :/