top of page
Agnes Sacilotto

Minas Gerais: Serra do Cipó


A Serra do Cipó está a 100km de Belo Horizonte, cerca de 2 horas de carro, pois a estrada é bem cheia de curvas. Um ótimo destino para feriados, pela facilidade de chegar e voos.

A cidade base é Santana do Riacho, com diversas pousadas e campings, com uma ruazinha cheia de restaurantes e bares, simples, mas delicioso.

São cerca de 50 cachoeiras catalogadas, no Parque Nacional e em propriedades ao redor e são todas próximas, então diferentemente das Chapadas dos Veadeiros e Diamantina que os atrativos são distantes e demoramos horas de um para o outro, lá é possível fazer mais de um no mesmo dia.

Existem cachoeiras com diversos graus de dificuldade para chegar, algumas com a possibilidade de ir de bicicleta ou a cavalo também.

Dessa vez, minha parceira foi a Aritana e como não somos as maiores esportistas, optamos por graus de dificuldade mais básicos.

Dia 1:

Logo cedo fomos para a cachoeira Grande, é uma propriedade privada, cobram R$30,00 para entrar e passar o dia.

A trilha é fácil, passamos por algumas pequenas quedas até chegar a bela cachoeira grande. É deliciosa para nadar.

Na parte de cima é possível alugar caiaque para um passeio pelo Rio Cipó, saem grupos e nós que não estamos muito acostumadas sobremos um pouco nos kms de caiaque, mas aproveitamos.

De lá fomos para a cachoeira Véu de Noiva, também em uma propriedade privada, é possível pagar para passar o dia ou por hora, optamos por hora.

Essa cachoeira está em um local de camping, então é bem cheia; a trilha é fácil e vale a visita. Ainda conseguimos assistir o pôr do sol no mirante.

Dia 2:

Saímos para o Parque Nacional da Serra do Cipó, são as cachoeiras mais lindas, mas... nenhuma com trilha de menos de 7km. A entrada é gratuita e não precisa de guia.

Havíamos lido que era possível fazer a cavalo, porém é necessário reservar um dia antes! (não tínhamos a reserva, então deu um trabalhinho para conseguirmos os cavalos).

O caminho até a cachoeira é lindo!



Fomos para a Cachoeira da Farofa, mesmo a cavalo é extremamente cansativo, porém é incrível, super recomendo.

Na volta da Cachoeira ainda fomos para a prainha no parque, nadar e tomar sol.


Dia 3:

Tínhamos apenas meio dia, então optamos por um rapel no Morro da Pedreira, delicia. O local ainda é super famoso para escalada.

Nosso contato do Rapel: Luis 31 88767736

Conseguimos fazer apenas isso, porém há uma infinidade a ser explorada.

Vale muito a visita.


Aqui uma imagem que retirei de nosso mapa com as cachoeiras e dificuldade.


Encontre seu hotel aqui:



4 visualizações0 comentário
bottom of page