Como chegar? Fui de ônibus, de Maputo a Tofo. Cheguei depois de 9 horas (não recomendo)
Tofo é uma vila da cidade de Inhambane (que tem um mini aeroporto), é os estilo Jericoacoara, com ruazinhas de areia, bares e restaurantes.
A praia é muito bonita, é um ótimo lugar para mergulho, são diversos pontos – lá está o Manta Ray reef, famosíssimo para encontrar as Arraias Manta e o mar é muito muito agitado.
Meu foco em ir para lá era o encontro com o tubarão baleia, em toda minha pesquisa dos locais por onde ele passa, afirmavam que em novembro era fácil o encontro com ele lá, porém os nativos me disseram que é mais fácil encontra-lo em setembro e outubro (olha a dica!)
Minhas saídas para o mar foram com a Diversity Scuba (a agência do centro mesmo), que eu classificaria como regular. Foram 3 saídas em busca do tubarão baleia – sem sucesso, pois não o encontramos L e um mergulho – sem sucesso também, pois fiquei com medo kkkkk. Minha observação é que é uma loucura entrar e sair daquela água com o bote, uma drybag é um item essencial lá!
A praia é bem agitada, muitos vendedores de tudo! Ficar naquele sol maravilhoso quietinha lendo um livro, esqueça, de 5 em 5 minutos vem alguem vender algo e dizer não, não adianta em nada, eles insistem, sentam do lado, perguntam sua vida e contam as deles... depois de um dia todos já te chamam pelo nome e vc os chama pelo nome.
Restaurantes pude provar os seguintes:
Tofo Tofo – comida típica
What U Want – comida italiana.
Casa de Comer – é bem bonitinho, tem de tudo no cardápio, mas nada muito especial.
Passei um domingo lá, e a rua vira uma loucura, imagino que todos os moradores das vilas ao redor vão para lá e ficam na rua bebendo, carros com som (estilo baile funk kkk)
Optei por ir de Tofo para Vilanculos de avião, pela LAM – Linha Aéreas Moçambicanas, são 35 min e tem voo dia sim, dia não.
Minha dica: vale a parada se você tem intenções de mergulhar ou encontrar com um desses animais específicos, se não... parta direto para Vilanculos!