top of page

Perdida no Oriente Médio: Jordânia


Achei a Jordânia sensacional, na minha lista de lugares preferidos até hoje está em 2° lugar (só perde para Tailândia!)

Passei por Petra, pelo Wadi-Rum, Aqaba e Amã.

Algumas dicas:

  • Em Petra alugue um burro, cansa menos e eles sobem as escadarias para nós (os camelos não sobem!! #ficaadica);

  • Não perca tempo em Little Petra;

  • Passeio pelo Wadi-Rum é imperdível;

  • Amã, não é nada turístico;

  • O mar vermelho, não é vermelho rsssss

Minha saga começa na saída de Israel…

Como meu vôo era as 7 da manha, sai do meu hotel de Jerusalém as 2, graças à dica do recepcionista, e foi o melhor que fiz… Nesta hora começava o drama.

Ao chegar ao aeroporto, já peguei uma fila gigante em que uma atendente vinha, pedia passaporte, perguntava o destino, se eu mesma fiz minha malas, estas coisas… e me mandou pra uma fila para passar a mala no raio-x… passei a mala lá, achei que já poderia ir para o check-in, mas me mandaram para uma outra fila, para revistarem minha mala, coloquei a mala em um balcão e mandaram eu abrir, nisso a moça começou a arrancar peça por peça e revistar a mala (sabe aquela mala que você fica horas encaixando tudo bonitinho?!!!) ela arrancou TUDO da minha mala, calcinha por calcinha… então focaram na pauta da cidade em que nasci, eu nasci em Americana, e a pergunta que me fizeram… se vc é americana, pq passaporte brasileiro???? Mais 20 min para explicar que eu sou americanense e não americana… Então entraram na pauta do pq eu estava sozinha, minha resposta foi simples… pq não tinha ninguém para vir comigo!!!!, e pq eu ia para Jordânia? Pq eu queria conhecer Petra. E se eu ia para Petra, pq meu vôo era para Amã? Pq Petra não tem aeroporto… e repetiam essas perguntas varias e varias vezes!!!! E o tempo ia passando, passando, cada vez mais próximo a hora do meu vôo e eu não havia nem feito check-in na cia aérea…até q resolveram me liberar para o embarque, a mocinha me ajudou a colocar as coisas na mala, e saiu me levando pelo braço até o check- in… assistiu eu embarcar minha mala, e me acompanhou até o portão de embarque… nessa hora comecei a chorar loucamente…

Quando fui passar pelo raio-x para ir para meu portão de embarque, de novo vieram me encher o saco… abre mala de mão, ai que preguiça, viu?!!!

Enfim cheguei à Amã, já havia contratado um trasnfer pela net, li em vários blogs sobre pegar ônibus no terminal central de Amã, mas estava com medo… são cerca de 3 horas de carro de Amã a Petra, e lá fui super conversando com o motorista, e em meio a essa conversa ele já me ofereceu serviços de amigos dele na região (achei isso mto comum entre os jordanianos, vc fala algo, nisto ele já liga para um amigo x, para organizar um passeio, povo mto solicito!). PS: O motorista estava ouvindo “Ai se eu te pego”, do Michel Telo!!!

Em Petra havia fechado um hostel pela internet, Al Rashid Hotel, não recomendo… por pouco $ a mais é possível ficar em locais bem melhores. Cheguei, deixei a mala e já corri para os portões de Petra. Custava 50 dinars, para um dia e 55 para dois, como eu tinha 2 dias lá comprei para 2.

Comecei a entrar na cidade, vendo apenas pequenas esculturas, cada hora mais animada, até que avistei o Treasury, lugar indescritível…

Um beduíno veio me oferecer passeio (eu havia lido nos blogs, para NUNCA andar sozinha com um beduíno, e novamente fiz o contrario!!!!), aluguei o animal do beduíno e saímos por Petra… meu objetivo inicial era ver o Treasury por cima… Neste tempo fui conversando mto com meu guia Mohamed… fiquei impressionada, aquele menino da minha idade, morava numa caverna e por vezes repetia que melhor vida impossível…

Genteeeee… ficar em cima das pedras observando o treasury… que tudo!!! Até tomei um chá com uns beduínos!!! kkkk Depois fui conhecer o resto da cidade, as tumbas, o palácio, resto da igreja, só não fui até o ponto mais alto, pois estava entardecendo, e fiquei com medo de andar por lá a noite… Meu guia me levou de volta ao Treasury, de lá fui sozinha até ao portões… Uma escuridão, só com a luz do celular, e mto frio…

O adjetivo que uso para Petra – INDESCRITÍVEL, um dos lugares mais fascinantes que já fui na vida!!!!!!

No dia seguinte, eu tinha ingresso para Petra, mas encanei que gostaria de fazer outra coisa… passei em varias agências da vila e ninguém me apresentou nada interessante (achei as agencias viagens de lá bem ruins…), então fui para os portões de Petra e peguei um taxi e pedi q me levassem a Little Petra (umas pedrinhas com algumas casas esculpidas), sinceramente… não perca tempo, se vc vai até Petra, é obvio que vai ao parque arqueológico.

Fiquei cerca de 15 min lá e pedi dicas de lugares para meu taxista, inventei de ir até Aqaba ver o mar vermelho (estava a 100km de Petra)… lá pelo caminho o taxista me ofereceu um passeio ao Wadi – Rum, nem sabia o que era, mas fechei, nisso ela já ligou para um amigo, pra alugar um jeep, organizou tudo… falava em árabe, sei lá oq… confiei…

Wadi-Rum é um deserto (onde foi filmado o filme "perdido em Marte"… cheguei lá, aluguei o jeep do beduíno (amigo do taxista) e novamente, sai sozinha com um beduíno, achei animallllll… areia, areia, areia, pedra, areia, areia… uma foto mais linda que a outra… Fizemos 3 paradas no passeio, nas 3 fiz pequenas trilhas, mas informaram que existem passeios de dias por la.

Após Wadi-Rum, o taxista ainda me levou para Aqaba, ver o Mar Vermelho, que por sinal é Azul… kkkk, nessa ida ainda conheci a mãe e irmãs do taxista, fiquei sentada com elas na praia, e bem a noite retornei a Petra…

No dia seguinte voltei à Amã, pois meu vôo saia de lá, tirei o dia para conhecer a cidade… mercado, ruínas, teatro romano… legal, mas nada muito turístico…

Meu próximo destino era Istambul.

PS: sofro de uma paixão platônica pelo beduíno de Petra <3 hahahahah

Agnes Sacilotto


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page