Buscar

Os dois lados de Foz do Iguaçu!


Para quem achou as cataratas eram apenas do lado brasileiro... não eram!! As águas também podem ser vista do lado argentino. Qual é o melhor lado? Aí depende de cada um... e vamos explicar o porque.

Lado Brasileiro:

Um pouco antes do parque das cataratas, tem o parque das aves. O parque das Aves tem mais de 1020 aves e abrange cerca de 150 espécies diferentes. Olha essa foto que a Agnes tirou de uma arara!!!

É um passeio diferente... onde você entra no viveiro com alguns animais, interage e no final ainda pode até tirar foto com araras e com "azamygas" cobras.

O ideal é fazer esse passeio primeiro para depois aproveitar o dia nas Cataratas.

Mais informações no site: http://www.parquedasaves.com.br/pt.html

Segundo o site do parque brasileiro, a largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1900m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um numero superior a 100 nos períodos de média vazão. A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a 8.500 m3/s nas cheias. O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março (que é a melhor época do ano para ir).

Saímos do parque das aves e fomos para as Cataratas. O parque nacional brasileiro tem uma estrutura para visita muito bem feita e geralmente é mais cheio (por ser mais conhecido por nós). A entrada para o parque é de R$ 31,00 para nós brasileiros (e aceita cartão) e o ticket dá acesso ao parque todo e suas vistas. Algumas trilhas (a do Poço Preto e o Macuco Safari) o pagamento é a parte.

Assim que entramos no parque já somos direcionados para uma fila onde pegamos o ônibus que deixam em 3 pontos diferentes (no poço preto, no Macuco Safari e na trilha das cataratas).

Resolvemos ir direto para as cataratas (o guia nos orientou que era para fazer o passeio de barco por último porque molhava muito). Demoramos cerca de 2 horas para andar na trilha e ver as cataratas de uma maneira panorâmica.

Até chegar na Garganta do Diabo (a parte mais famosa), onde é possível chegar muito perto das quedas d'água!! Ah, só nessa parte, já ficamos encharcadas!

Saindo de lá, tem um elevador que te leva para um ponto mais alto, onde tem restaurante, lanchonete, etc. E, ainda em cima, você já chega no ponto em que o ônibus volta para as outras trilhas, ou para a saída do parque.

Depois da trilha das cataratas, fomos ao passeio de barco, o famoso Macuco Safari. Tenho somente uma palavra para o passeio: IMPERDÍVEL! Chegamos lá achando que era uma coisa tranquila... passear pelo rio... chegar perto das cataratas. É mais ou menos isso... porém a aventura é passar embaixo das cataratas. Claro que não chega ser bem embaixo. Porque se não seria muito perigoso... mas passa la pelos respingos... e é como se você tivesse saído do banho. É muito bom!!! O passeio é um pouco caro (R$ 178), mas eles sabem como ganhar dinheiro em coisas legais ne? Mas, por outro lado é mega seguro... então vale a pena o investimento!!!

Mais informações: http://www.cataratasdoiguacu.com.br/portal/paginas/19-foz-do-iguacu.aspx

Lado Argentino

A estrutura do lado argentino é um pouco mais precária... e "roots". Chegando no parque você tem que andar para a estação do trem (aqueles trens beeem velhos) que vai te levar para as trilhas. As trilhas, são de verdade... com escadas, que escorregam, mas com um mínimo de estrutura. Mas a vista, na minha opinião, é mais legal. Porque de repente você está em cima das cataratas, ou até no meio delas (de frente para alguma queda).

Existem 3 trilhas principais: a superior, a inferior (a maior de distância) e Garganta del Diablo (a mais legal). No total, são aproximadamente 12Km de caminhada (então tem que ter disposição).

As 3 são muito legais. Mas a Garganta del Diablo é incrível!!! Não tem nem como explicar. Só indo para ver!

Vale muito a pena conhecer esse lado. Mas, tem que ter disposição. Ficamos com dor nas pernas rs!

Ah, aqui também tem o passeio do barco. Mas, nos avisaram que não é tão seguro. Então, como já tínhamos feito no lado brasileiro... não testamos rs.

Mais informações: http://www.iguazuargentina.com/

Ah... cuidado com as comidas. Nos dois parques tem os famosos "Quatis" que ficam loucos atrás das comidas. No lado brasileiro, só vimos 2... e bem mansinhos. Já no lado argentino, vimos 2 ataques atrás de comida (Não foi com a gente). Eles são muito bravos.

Mas é isso aí. Entre o Brasil e a Argentina, não tem como escolher. Os dois lados são lindo e merecem ser visitados.

#porumavidasemrotina


19 visualizações

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com