top of page

Mornington Peninsula e Phillip Island


A península fica a 45 km de Melbourne, e é uma importante região turística, com atrativos naturais, lindas praias e diversos vinhedos. É o destino favorito para férias dos moradores de Melbourne.

Bem fácil de chegar, cerca de 1h de carro de Melbourne. A estrada é bem identificada para todas as cidades da região. Um passeio delicioso, com belas paisagens nas estradas e sempre com mini cidades praianas encantadoras. Sugiro alugar um carro.

A cidade histórica de Sorrento, é uma das mais conhecidas com um vilarejo todo charmoso. Com galerias, cafeterias e restaurantes bem no estilo praiano. A cidade tem a melhor coleção de cafés e restaurantes da região e abriga três pubs tradicionais. O café na Australia é tratado como vinho, tem muitas variações e origem. Se gosta de café é obrigatório provar.

Não deixe de caminhar na praia. Indico de Sorrento Ocean Beach até Portsea Back Beach. Onde encontra as famosas casas coloridas. Você pode optar por praias tranquilas, com o mar bem calmo de Mount Martha, Safety Beach e Dromana ou radical, ideal para o surf em Portsea, Sorrento, Rye, Point Leo e Gunnamatta.

Na região tem diversas vinícolas, pode se hospedar ou somente almoçar ou jantar. Há muitas opções de vinhedos e adegas nas regiões de Red Hill, Merricks , Balnarring, Moorooduc, Shoreham e Main Ridge. Escolha uma data e reserve o horário, pois as mais famosas estão sempre com overbooking. As uvas Chardonnay e a Pinot noir prevalecem, mas há diferenças sutis de sabor e textura até mesmo dentro de uma área pequena. Eu fui num café (quando é um restaurante mais informal) com degustação dos vinhos, seleto menu porém delicioso e o principal com vista para a vinícola, chamado Yabby Lake Vineyard. Não era possível visitar nem colher as uvas do vinho, mas tinha um ótimo lounge externo com vista para a vinícola. Se for seguir viagem dirigindo, não esqueça de tomar agua e relaxar um pouco, pois tem bafômetro na estrada. A maioria dos lugares tem um espaço para isso.

Dedique uma refeição no Arthurs Seat, um dos pontos mais altos da península com opções de restaurantes que tem vista para o mar e de fundo a cidade de Melbourne. Se for um jantar, vá umas 19 hs, pois os lugares costumam fechar cedo.

Atração imperdível, Cape Schanck localizado no extremo sul da península de Mornington. Separa as águas mais agitadas do oceano de Bass Strait das águas mais calmas do porto ocidental. É onde fica o Schanck Farol do Cabo, o segundo farol construído em Victoria, no ano de 1859. Passa-se por uma trilha para chegar, com uma mata e depois algumas escadas, mas a vista vale muito a pena.

Perto dali há o Cape Schanck Resort em Boneo Road, que inclui o campo de golfe The Club National Golf em Copas Drive. A península possui sete campos de golfes, que estão entre os principais da Australia. Eu como não jogo golfe, pulei essa parte. Também tem opções de day spa e fontes de agua termal para relaxar e descansar.

Se gosta de trilhas, pode optar por caminhar na reserva Mornington Peninsula National Park ou em Two Bays que é a caminhada contínua mais longa da península com 26 km, permeada de calçadões, escadas, pontes e caminhos gramados. Onde se vê focas, golfinhos e pássaros marinhos.

Terminamos o dia, em Phillip Island, que fica a 115 km do centro da península e a 140 km de Melbourne. A ilha tem uma ponte de 640m que a liga ao continente e possui uma grande contribuição a preservação de animais. Possui um parque de vida selvagem, onde wallabies e cangurus circulam livremente entre os visitantes e podem ser alimentados à mão. No sul, abriga a maior colônia de focas na Austrália (até 16.000). Além de projetos para koalas, golfinhos, baleias e pinguins.

Nossa visita foi para ver os pinguins, a menor espécie de pinguim do mundo, chamada little pinguim. Todos os dias no por do sol, eles vêm em grupos do mar a terra para dormir e retornam ao mar no dia seguinte. É uma das atrações mais famosas da ilha, mas há outras.

Eu particularmente não amei, pois como é no por do sol, não se enxerga muito bem. Para mim, parecia vários patinhos saindo do mar. Mas quando se está indo embora, pode ser ver melhor os pinguins, mais de perto nos caminhos embaixo das pasasrelas/ plataformas de madeira. Realmente são bem pequenos. É uma atração interessante para observar os hábitos dessa espécie. Para crianças, acredito que seja muito bom. Não se pode tirar foto, pois os pinguins são muito sensíveis ao flash. Ou seja, um passeio somente para ser lembrado.

Mais informações:

https://www.visitmorningtonpeninsula.org

http://www.australia.com/pt-br/places/vic/mornington-peninsula.html

http://www.visitvictoria.com/Regions/Mornington-Peninsula

Onde fiquei:

Bay Motel Safety Beach

Localizado em Safety Beach

Quarto típico de hotéis de filme na estrada, os famosos motéis americanos; porém completo, conforto e tudo novo. Super recomendo.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page